No dia (11/07/2012) houve o lançamento oficial da ISO/IEC 29110 no auditório do SEBRAE. Este evento é um marco muito importante para as micros empresas desenvolvedoras de software, já que a norma trata especificamente do ciclo de desenvolvimento de software para micro empresas.

Vendo alguns modelos do mercado e especificamente CMMI é nítido que está muito longe da realidade das MPEs. Tanto quando falamos de custo/investimento quanto adoção de processos. Então o SOFTEX teve a iniciativa MPS.BR. Sem dúvida algo extraordinário e que pego como base o CMMI fez algumas segmentações e adaptações para facilitar implantação  nas pequenas empresas. Alinhado com um programa de incentivo e subsídio, muitas empresas brasileiras aderiram ao programa. Porem não é necessária nenhuma reflexão para poder identificar que a proposta MPS.Br ainda está longe das MPEs. Apesar de exigir um certo investimento, acreditamos que esse não seja o item que torna distante o MPS.BR da realidade brasileira, mas sim a quantidade de exigências formais e burocráticas dentro dos processos.

E não é apenas a realidade brasileira! Como apresentado pela Gisele Villas Boas (@giselevb) na FASE 1 (2004) do processo de desenvolvimento da NBR ISO/EIC 29110, + 90% das empresas da união europeia possuía menos de 10 empregados. A consultora Elderci Maria Garcia do SEBRAE-SP apresentou que ao TI brasileira é a sétima maior do mundo e representa 4% do PIB. E que as TIC’s brasileiras não devem ser ignoradas. A boa nova é a NBR ISO/EIC 29110 foi desenvolvida para alcançar esta realidade. Para se ter como exemplo podemos citar o fato da norma ter sido elaborada para organizações de até 25 pessoas. Porém esta restrição não é uma limitação, pois uma empresa com mais pessoas poderia certificar um departamento específico com atendendo à restrição de até 25 pessoas.

Algo que deve ser destacado é que neste mesmo evento foi apresentado pelo Sr. Adriano Bertucci (@adrianobertucci) um pacote para ser instalado no Team Fudation Server (#TFS #ALM), que já prevê durante o desenvolvimento os artefatos necessários para o atendimento da NBR ISSO/EIC 29110. Em uma breve demonstração é fácil ver os benefícios da ferramenta. Lembrando que esta é uma iniciativa oficial e patrocinada pela Microsoft. Para baixar o pacote acesse o endereço http://iso29110.codeplex.com/.

O Sr. Erik Miguel de Elias diretor da Phac Soluções Tecnológicas, que esteve presente no evento e acompanhou o lançamento da NBR, parabeniza e agradece os palestrantes: Elderci Maria Garcia; Mauro Spinola; Gisele Villas Boas; e Adriano Bertucci. Também agradece a todos os envolvidos no projeto pelos esforços e acredita que este é um passo importante para a indústria de software brasileira bem como para o mercado de TI.

[slideshow]