A Phac ST esteve presente no evento Microsoft Business Intelligence Conference que ocorreu em 13/12/2011. O evento teve uma série de apresentações que demonstraram o cenário atual da economia e como o BI pode auxiliar as empresas na tomada de decisões. Houve também palestras com foco técnico demonstrando os diferentes produtos Microsoft para atender a demanda de soluções BI.

Após a abertura do evento efetuada pelo Gerente de Produtos BI da Microsoft, ocorreu a palestra do jornalista Carlos Alberto Sardenberg que apresentou o cenário atual da economia mundial explicando os problemas ocorridos nos últimos anos. Os focos principais foram a crise de crédito americana em 2008 / 2009, a crise européia, a instabilidade nos países árabes devidos a eclosão de manifestações contras as ditaduras árabes que culminaram na queda diversos regimes políticos na região causando instabilidades no preço do petróleo, o tsnuami que parou a indústria japonesa e a necessidade de aumentar o nível de endividamento americana.

Os produtos BI foram apresentados de forma conceitual e qual as possibilidades que temos a disposição como o BI Tradicional e o BI Self Service, a Microsoft provê ferramentas integradas para a entrega do BI ao cliente final. Destacamos os produtos apresentados Power Pivot que é integrado ao Excel e Power Pivot Viewer integrado ao SharePoint.

Mauro Peres deu continuidade com uma discussão ao lado do Gerente de BI da Amill, o presidente da Desenbahia, o gerente de produto da Microsoft e um representante da HP. Neste debate foram relatados os casos de sucesso de cada um na implantação de produtos BI em diferentes cenários, mas baseados em tecnologias Microsoft.

Daniel Camillo apresentou as soluções Appliance da Microsoft em conjunto com a HP para BI, nesta palestra foram demonstradas as arquiteturas dos servidores HP que hospedam as soluções BI. Appliances são soluções que são desenvolvidas de forma a projetar o equipamento e o aplicativo de forma integrada para tirar o maior proveito tanto do hardware como do software. Neste caso os servidores já vêm com o Windows Server 2008 R2 e SQL Server 2008 R2 pré-configurados para usufruir o máximo do equipamento.

A palestra implantando BI Self Service apresentada por Thiago Zavaschi nos apresentou mais detalhadamente o Power Pivot e Power Pivot Viewer, essas 2 fantásticas ferramentas permitem conectar em diferentes fontes de dados como o Analysis Service e fonte de dados relacionais como SQL Server e Oracle para gerar relatórios, dashboards, tabelas dinâmicas, gráficos no Excel e posteriormente publicar no SharePoint para compartilhar com toda a empresa ou departamento. O PowerViewer proporciona também toda possibilidade do usuário final de criar seus relatórios porém através do browser acessando o SharePoint.

Os palestrantes Daniel Camillo, Thiago Costa e Robert Maclean apresentaram a possibilidade de integrar o BI a soluções SAP, inclusive foi apresentado um software terceiro que permite que a base do SAP seja replicada e traduzida (nome de tabelas, campos) para facilitar a utilização da base nas ferramentas de Reporting Service e Power Pivot.

Livia Sarto encerrou o ciclo de palestras apresentando as novidades do Analysis Service no SQL Server 2012 que está previsto para ser comercializado no 1° semestre de 2012. A principal novidade é a possibilidade de criarmos análises em cima de bancos transacionais, utilizando o conceito de semantic BI.

A Phac ST parabeniza a todos que trabalharam neste fantástico evento e agradece a oportunidade.